-
Arquitetos: Perkins+Will
- Área: 700 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Leonardo Finotti
-
Fabricantes: AutoDesk, Brich marmores e pedras nobres, Deca, Mazer marcenaria, Riberbond, Tresuno
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Ribeirão Preto foi pensada para um jovem casal e seus dois filhos. O resultado final é um projeto moderno e totalmente conectado com a natureza.
O escritório paulistano da Perkins+Will enfrentou o desafio de construir uma casa térrea - conforme pedido do cliente - em um terreno com declividade acentuada. Os arquitetos dividiram o programa em dois volumes, alocando-os em um formato de "L". O primeiro bloco, onde está a entrada principal, ficou destinado aos usos sociais. Inserido na parte mais alta do terreno, o primeiro volume forma uma espécie de escudo para o segundo volume - destinado aos usos privativos, localizado na parte mais baixa - criando um ambiente ainda mais privado. A distribuição dos blocos ainda permitiu o acesso ao jardim por todos os cômodos da casa, oferecendo uma experiência de total conexão com a natureza, além de melhorar a insolação e ventilação da casa.
A combinação de estrutura metálica, vidro, concreto e madeira, construíram o design contemporâneo e acolhedor da Residência Ribeirão Preto. A transparência das paredes de vidro e a presença de elementos naturais como a madeira, potencializam o contato constante com a natureza. Para completar a experiência biofílica, os designers adicionaram ainda um telhado verde no topo do segundo volume. O detalhe ainda melhora a situação térmica da casa - um importante detalhe, devido ao clima quente do local.
Finalmente, uma piscina com estrutura em balanço foi colocada sobre a declividade, completando a vista dos dois volumes.